segunda-feira, 27 de julho de 2009


Considerações Finais



Pude aprender muito com o conteúdo e os textos trabalhados em sala, inclusive as informações passadas mostraram a grande importância contínua da realização de reflexões e ações sobre a responsabilidade que tem o currículo, possibilitando o conhecimento das ações desenvolvidas e as diferentes formas de ser trabalhada, sendo base de diálogo e reflexão para toda a equipe escolar e para nós alunos do curso de pedagogia, e tendo o resultado que se espera, que é a possibilidade de que os alunos tenham uma experiência escolar coerente e bem-sucedida pois a escola passa a saber realmente qual é a sua função social e assim utiliza o currículo como benefício para essa construção.

Currículo Modelado pelos professores





Um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve contemplar o desenvolvimento de capacidade que possibilitem adaptações ás complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje, e a lidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladores e crescentes. A formação escolar deve possibilitar aos alunos condições para desenvolver competência e consciência profissional, mas não restringir-se ao ensino de habilidades imediatamente demandadas pelo mercado de trabalho.
A discussão sobre a função do curriculo não pode ignorar as reais condições em que esta se encontra. A situação de precariedade vivida pelos educadores, expressa nos baixos salários, na falta de condições de trabalho, de metas a serem alcançadas, de prestigio social, na inércia de grande parte dos órgãos responsáveis em alterar esse quadro, provoca, na maioria das pessoas, um descrédito na transformação da situação influenciando esses educadores. Essa desvalorização objetiva do magistério acaba por ser interiorizada, bloqueando as motivações. Outro fator de desmotivação dos profissionais da rede pública é a mudança de rumo da educação diante da orientação política de cada governante. Ás vezes as transformações propostas reafirmam certas posições, e ás vezes outras. Esses movimentos de vai e volta gera, para a maioria dos professores, um desânimo para se engajar no projetos de trabalho propostos, mesmo que lhes pareçam interessante, pois eles dificilmente terão continuidade.
Em síntese, as escolas brasileiras, para exercerem a função social, precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais, dos membros da comunidade, do professores, enfim dos envolvidos diretamente no processo educativo. E nesse universo que o aluno vivenciam situações diversificadas que favorecem o aprendizado(quando o professor aprende a interagir com essa realidade), para dialogar de maneira competente com a comunidade, aprender a respeitar e a ser respeitado, a ouvir e a ser ouvido, a reivindicar direitos e a cumprir obrigações, a participar ativamente da vida cientifica, cultural, social e política do país e do mundo.
A escola, considerada um espaço de transmissão e construção de conhecimentos, vem sendo pressionada a adaptar-se ás transformações ocorridas na sociedade moderna, que começa exigir, para o mercado de trabalho, um mão de obra qualificada, em diversos setores e em menos tempo possível, a qual deverá ser preparada pela escola. Que vem se constituindo, cada vez mais como espaço de “informação”, muitas vezes, com prejuízo da “formação” e da cultura desenvolvida nessas escolas. Nesse contexto, devemos produzir sempre uma discussão sobre a educação enquanto instrumento de construção do conhecimento de forma crítica, prática e política.
 

Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez