segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conversando sobre currículo



Currículo, conhecimento e cultura

A importância da reflexão e a discussão de questões que consideramos significativas para o desenvolvimento do currículo em nossas escolas,como as diferentes culturas e as várias formas de inclusão deve ser sempre revista!!!!Você não acha????

Primeiramente vamos conceituar o currículo, que sabemos tem as suas variações concebidas historicamente, e são determinados como: os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino, os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.Veja outros conceitos de currículo aqui
O principal entre os conceitos, mas que muitas vezes não encontramos, quase em lugar nenhum, é o fato de que o currículo nos padroniza conforme os procedimentos e as relações sociais em que estamos inseridos, num cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem, mas que nada verdade são valores sociais, e identidades que pretendemos e construímos dentro nós, fazendo o currículo ser tão discutido.
O texto destaca a palavra currículo indicando seus efeitos alcançados na escola, que sabemos não estão explicados nos planos e propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar(currículo oculto).Sabemos que na verdade isso deveria ser bem diferente,pois"o currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos,o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração”.

Percebo que devemos reconhecer hoje, importância da esfera cultural na organização de nossa vida social, temos várias temáticas que envolvem a escola tornando cada vez mais agudos os desafios a serem enfrentados, pelos profissionais da educação. Antes,porém, de analisarmos as relações entre currículo e cultura, devemos examinar o conhecimento escolar(Saberes que se constrói na escola e circulam nos diferentes espaços sociais e que constituem o direitos de todos) para então entender que modificações devemos fazer para ter um currículo completo.
O currículo e sua apredizagem constituem condições indispensáveis, para que os conhecimentos socialmente produzidos possam ser aprendidos, criticados e reconstruídos por todos nós.Devemos tratar da realidade em que estamos inseridos, para possibilitar uma ação consciente e imediata. As mudanças são necessárias e para isso precisamos olhar criticamente o contexto em que vivemos.

"A compreensão do processo de construção do conhecimento escolar facilita ao professor uma maior compreensão do próprio processo pedagógico, o que pode estimular novas abordagens, na tentativa tanto de bem selecionar e organizar os conhecimentos quanto de conferir uma orientação cultural ao currículo"

Reflexão do texto:MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. “Currículo,
conhecimento e cultura”. In: MOREIRA, Antonio Flávio e ARROYO, Miguel.
Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação
Infantil e Ensino Fundamental, nov. 2006, p.83-111.

domingo, 3 de maio de 2009

Produções de Saberes na escola





O papel da escola e dos professores na produção de saberes, na sua relação com o conhecimento é o ponto central desta reflexão trazida por Libâneo.Mas que qualidade de saberes tem saído das escolas?Quanto mais se fala em qualidade de ensino, mais se perde a qualidade cognitiva das aprendizagens, ninguém se surpreenderá com a afirmação de que o ensino brasileiro continua com baixo nível de qualidade. A questão crucial é recorrente: quem perde, quem ganha com a baixa qualidade da escolarização?
A qualidade das aprendizagens dos alunos depende da qualidade do desempenho dos professores e essa qualidade, no geral, tem sido extremamente precária, as deficiências de formação inicial são outros fatores desestimulastes.Os professores são mal preparados para as exigências mínimas da profissão(domínio dos conteúdos, sólida cultura geral,domínio dos procedimentos de docência, bom senso pedagógico) e lidar com novos problemas sociais é um grande desafio. Não devemos só também culpabilizar os professores, pois atrás dele estão as políticas públicas com os seus salários baixíssimos.
A despeito de um crescimento realmente expressivo da pesquisa universitária e da produção editorial também prejudica a produção de um saber satisfatório. A escola não está investigado a temática e faz sua prática sem um aprofundamento. Os professores por sua vez, desconfiam da eficácia da produção acadêmica, acabando a distanciar cada vez mais a teoria da prática profissional. Boa parte dos professores formadores de professores desconhece a necessidade de que suas disciplinas se convertam em saberes pedagógicos, ou se recusam a isso tendo os conteúdos distanciados da realidade que encontra e por isso destaco essas suspeitas como as mais importantes relatadas no texto discutido.
Junto com as suas suspeitas o autor traz apostas, que considero como um ponto de partida na busca de outra qualidade na produção de saberes da escola.
Suas apostas mostram como devemos refletir nos objetivos de formação da escola, formando cidadãos numa sociedade que inclua todos econômica, política, social e culturalmente; que a formação teórica e a prática devem andar juntas para a melhor qualidade do professor, cujo tem como resultado, além da boa educação para o aluno, o saber fazer com consciência o seu trabalho.
Ter o domínio dos conteúdos, ampliar sua cultura geral, desenvolver programas de pesquisa, enfim ter uma visão continuada de que nunca paramos de aprender(como o tema do próprio blog), aumentaria a credibilidade e valeria a pena apostar no profissional da educação como um grande agente na produção dos saberes escolares.

Esta reflexão está baseado no texto discutido em sala com a seguinte bibliografia:LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas, In: CANDAU, Vera Maria (org) Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Do que se trata meu portfólio eletrônico?


Permite produzir e apreciar as diferentes produções feitas no blog, tematizando as sucessivas mutações educacionais e suas propostas para as problemáticas sociais.Incluir essas questões nos possiblita a compreensão e a crítica da realidade, ao invés de tratá-lo como dados abstratos e frios, sem um comentário ou discursão sobre o assunto.Por meio do portifio eletrônico pode-se favorecer em maior ou menor medida ao desenvolvimento de atitudes e questionamentos tendo cooperação e participação social, denunciando ou apontando assuntos que são intrísecos a qualquer instituição escolar que é pouco conhecido.
Adorei a idéia do Portifólio,pois assim, como mostrado no vídeo, um simples texto vira um dircussão on line com vídeo, figuras, som e muito mais...

Adorei a idéia do Portifólio,pois assim, como mostrado no vídeo, um simples texto vira um dircussão on line com vídeo, figuras, som e muito mais...
 

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