segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conversando sobre currículo



Currículo, conhecimento e cultura

A importância da reflexão e a discussão de questões que consideramos significativas para o desenvolvimento do currículo em nossas escolas,como as diferentes culturas e as várias formas de inclusão deve ser sempre revista!!!!Você não acha????

Primeiramente vamos conceituar o currículo, que sabemos tem as suas variações concebidas historicamente, e são determinados como: os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino, os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.Veja outros conceitos de currículo aqui
O principal entre os conceitos, mas que muitas vezes não encontramos, quase em lugar nenhum, é o fato de que o currículo nos padroniza conforme os procedimentos e as relações sociais em que estamos inseridos, num cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem, mas que nada verdade são valores sociais, e identidades que pretendemos e construímos dentro nós, fazendo o currículo ser tão discutido.
O texto destaca a palavra currículo indicando seus efeitos alcançados na escola, que sabemos não estão explicados nos planos e propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar(currículo oculto).Sabemos que na verdade isso deveria ser bem diferente,pois"o currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos,o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração”.

Percebo que devemos reconhecer hoje, importância da esfera cultural na organização de nossa vida social, temos várias temáticas que envolvem a escola tornando cada vez mais agudos os desafios a serem enfrentados, pelos profissionais da educação. Antes,porém, de analisarmos as relações entre currículo e cultura, devemos examinar o conhecimento escolar(Saberes que se constrói na escola e circulam nos diferentes espaços sociais e que constituem o direitos de todos) para então entender que modificações devemos fazer para ter um currículo completo.
O currículo e sua apredizagem constituem condições indispensáveis, para que os conhecimentos socialmente produzidos possam ser aprendidos, criticados e reconstruídos por todos nós.Devemos tratar da realidade em que estamos inseridos, para possibilitar uma ação consciente e imediata. As mudanças são necessárias e para isso precisamos olhar criticamente o contexto em que vivemos.

"A compreensão do processo de construção do conhecimento escolar facilita ao professor uma maior compreensão do próprio processo pedagógico, o que pode estimular novas abordagens, na tentativa tanto de bem selecionar e organizar os conhecimentos quanto de conferir uma orientação cultural ao currículo"

Reflexão do texto:MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. “Currículo,
conhecimento e cultura”. In: MOREIRA, Antonio Flávio e ARROYO, Miguel.
Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação
Infantil e Ensino Fundamental, nov. 2006, p.83-111.

3 comentários:

Ivan Amaro on 18 de maio de 2009 às 08:19 disse...

Crizan, observe a ortografia desta palavra: discursão. Da forma como está, refere-se a palavra discurso!

Ivan Amaro on 18 de maio de 2009 às 08:21 disse...

Reflexão bem situada e que apresenta as ideias principais dos autores. Observe alguns tópicos de correção linguística: ortografia, concordância, etc.

Crizan Sasson on 18 de maio de 2009 às 12:05 disse...

Fiz uns ajustes vê se ficou bom!!

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