segunda-feira, 11 de maio de 2009

A importância da cultura em nosso currículo



O que é importante ter dentro do currículo? Será que nosso currículo está dando conta da realidade em que estou inserido? Perguntas e questionamentos nos ajudam, inicialmente, a entender como estamos discutindo as relações entre currículo e cultura.
Um bom filme que fala sobre este assunto é:"Babel".Ele fala sobre diferentes pessoas e suas diferentes culturas, mostra-nos: como mesmo entre as diferenças possuímos algo que nos une. Sabemos que:" Todos nós somos diferentes e por isso somos iguais, isto quer dizer que pertencemos todos do mesmo grupo, o "Grupo dos diferentes".
O interessante é a grande lição que tiramos já no início do texto, em que achamos que não temos ligação nenhuma com o que acontece com as pessoas, mas só damos conta quando isso nos atinge.Essas ligações, como mostrado no filme revela como realmente devemos pensar no outro e no coletivo,; dentro do filme percebemos também diálogos que são marcantes sobre nossas concepções das diferentes culturas, como no caso da mexicana que quando consegue ajuda para ela e as crianças é totalmente impedida de dizer quaquer coisa, pois por ser mexicana não pode estar olhando as crianças, mas pode ser uma sequestradora, ou o caso da mãe das crianças sobre a divulgação e importância dada pela mídia em dizer que uma americana foi baleada, enquanto várias pessoas morrem em outros lugares sem nenhum tipo de importância internacional. Fatos que vemos acontecer simplesmente porquê alguns tem uma cultura superior que pode ou não lhe dar características como: sequestradora(mexicana), matador saginário( tiro acidental dado por um menino em Marrocos) ou "-Ser rica, é feliz!!(chinesa), esteriótipos que muitas vezes colocamos só de olhar os outros e por isso trago esse questionamento para pensarmos como essa visão deve ser discutida dentro da escola.
As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência,na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos,etc. Sabemos que as diferenças entre as culturas é fruto da singularidade desses processos de cada grupo social e por tanto o conhecimento se torna relativo,pois "quando um grupo compartilha uma cultura, compartilha um conjunto de significados, construídos, ensinados e aprendidos nas práticas de utilização da linguagem".(p.27)
Então como entender as relações entre currículo e cultura?Acredito que para o currículo funcionar na escola é necessário,primeiro, ver a cultura da comunidade,para se construir princípios que possam nortear currículos que incluam a diversidade cultural, com tão bem colocado no texto, e sempre se discuta o valor significativo deste currículo em nossas escolas!!
Referencias da reflexão:
*Filme"Babel"
* MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. “Currículo,
conhecimento e cultura”. In: MOREIRA, Antonio Flávio e ARROYO, Miguel.
Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação

Infantil e Ensino Fundamental, nov. 2006, p.83-111.

3 comentários:

Prof. Ivan Amaro on 11 de maio de 2009 às 19:59 disse...

Crizan, vocë levanta questóes importantes! Que tal analisar um pouco mais o filme, coorelacionando-o com o texto lido??

Crizan Sasson on 18 de maio de 2009 às 08:30 disse...

Valeu a dica!! já estou encrementando um pouco mais a minha reflexão!! obrigada!!

Henrique on 22 de maio de 2009 às 08:38 disse...

Legal, mas Bourdieu vai sacanear toda essa proposta. Escritos sobre educação.

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